Prefeitura de Alto Araguaia adota modelo de pregão eletrônico e gera economia

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Prefeitura de Alto Araguaia adota modelo de pregão eletrônico e gera economia

Réulliner Rodrigues

Além de possibilitar mais rapidez nos processos, acessibilidade e transparência, a modalidade Pregão Eletrônico também gera redução de custos nas contas públicas. Em Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), a prefeitura adotou o modelo de forma experimental para licitação de medicamentos. A estimativa é de R$ 1.120.000,00 de economia.

As vantagens do formato, conforme explica o pregoeiro do município, Telles Lincoln Rezende Pimentel, aumentam a concorrência e registram menor preço na compra de bens e serviços. O formato é realizado à distância por meio de uma plataforma numa espécie de sala de bate-papo em sessão pública. Cada empresa participante é previamente cadastrada e apresentam valores dos itens de forma anônima no momento da licitação.

Ainda, segundo Lincoln, o número de empresas participantes dobrou se comparado com a modalidade presencial. “Foram 26 empresas. O maior número que tivemos de participantes de forma presencial na história de Alto Araguaia era de 12”, pontuou. Podem participar todas as empresas do país e de todos os portes, desde que estejam com a documentação em dia.

“O prefeito nos solicitou que adotássemos este modelo e continuaremos a usar de forma gradativa para que os participantes possam se adequar e adaptar a esta nova realidade. Contudo, também continuaremos com o modelo presencial”, finaliza o pregoeiro.

Informações sobre editais e licitações são disponíveis no portal da transparência no site oficial do município, em www.altoaraguaia.mt.gov.br.